O motivo desta publicação é ensinar a instalação do PostgreSQL e phpPgAdmin no Windows com Wamp.

Neste artigo usaremos:

  1. WampServer 2.2E. Download.
  2. PostgreSQL 9.1.1. Download.
  3. phpPgAdmin 5.0.4. Download.

Supõe-se que, você já instalou o WampServer. Agora, vamos continuar com as novas instalações.

1. Primeiro, instale o PostgreSQL, o processo de instalação é simples. Basta clicar em Avançar (Next), na tela em que aparecer a escolha do diretório de instalação, escolha o diretório “C:\wamp\apps\PostgreSQL\”, a escolha desse diretório deve-se ao fato de padronizarmos a instalação. Em seguida, forneça o caminho para a base de dados de acordo com “C:\wamp\apps\PostgreSQL\dados”.
2. Em seguida, será apresentada uma tela, onde você pode definir a senha de login para o super-usuário postgres. Na próxima tela você será solicitado pelo instalador o número da porta. Certifique-se de que não está em conflito com a porta do MySQL 3306. Use o padrão 5432.
3. Definir o Default Locale, ou, localidade padrão.
4. Agora clique em Avançar (Next) para começar a instalação.
5. Em seguida clique em Concluir (Finish).
6. Cheque a instalação do PostgreSQL clicando em Iniciar ->Todos os Programas ->PostgreSQL 9.1 ->PgAdmin III.
7. Clique em Server (1) e clique com o botão direito do mouse no servidor de banco de dados PostgreSQL 9.1 (localhost: 5432) e selecione Conectar (Connect). Para conectar será solicitada a senha criada no Passo 2.
8. Agora iremos habilitar as extensões do PostgreSQL no PHP. Na barra de tarefas, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do Wamp. Navegue até PHP > Extensões do PHP. Habilite as extensões: php_pgsql e php_pdo_pgsql.
9. Reinicie o Wampserver. Provavelmente verá alguns erros como,
a) PHP Warning:  PHP Startup: Unable to load dynamic library  ‘C:\wamp\bin\php\php5.4.3\ext\php_pdo_pgsql.dll’ – The specified module could not be found.
b) PHP Warning:  PHP Startup: Unable to load dynamic library ‘C:\wamp\bin\php\php5.4.3\ext\php_pgsql.dll’ – The specified module could not be found.
10. Para eliminar esse erro copie o arquivo libpq.dll encontrado na pasta \wamp\bin\php\php5.4.3 para \wamp\bin\apache\Apache2.2.22\bin. Atenção! Mesmo se não der erros, faça esse procedimento. Reinicie o Wamp Server. Fizemos até agora a configuração do PHP. Em seguida, vamos instalar o phpPgAdmin e usá-lo.
11. Depois de baixado o phpPgAdmin extraia o arquivo para \wamp\apps devendo ficar da seguinte forma \wamp\apps\phpPgAdmin-5.0.4.
12. Para criar um atalho na página inicial do Wamp, na seção Your Aliases, crie um arquivo com o nome phppgadmin.conf em \wamp\alias. Copie e cole o texto abaixo, mas atenção com a versão do phpPgAdmin-5.0.4, pode ser diferente da que fez o download, substituia pela sua.

 

13. Reinicie o servidor Wamp e vá para http://localhost/. Você verá um link em suas Aliases exibido como phppgadmin. Clique nele para iniciar.
14. Com o phppgadmin aberto, clique no link PostgreSQL no lado esquerdo. Será solicitado o nome de usuário e a senha. Por padrão o PostgreSQL cria um usuário chamado postgres. Informe o usuario postgre e a senha criada no passo 2.
15. Se aparecer a mensagem Login desabilitado por razões de segurança (”Login disallowed for security reasons), faça o seguinte,
16. Abra arquivo config.inc.php encontrado em \wamp\apps\phpPgAdmin-5.0.4\conf, localize o texto $conf[‘extra_login_security’]. e defina conforme a seguir:
$conf[‘extra_login_security’] = false;
17. Pronto, seu Wamp Server está configurado para rodar o PostgreSQL.
18. Iremos testar o banco de dados com uma simples conexão através de um script PHP. Para tanto, crie um arquivo com o código abaixo,

 

Se ele não exibir nenhum erro, então, a instalação do PostgreSQL foi concluída com sucesso.

19. Se você enfrentar algum problema, deixe uma pergunta que tentaremos encontrar uma solução.

DICA IMPORTANTE: Muita atenção com as versões utilizadas para configuração, pequenos detalhes podem fazer com que não dê certo.